Revista_Rede Pró-Aprendiz Rio.jpg

Emprego digno e a métrica por trás dele

A primeira divulgação pública das métricas da Dignified Employment Survey NESsT.

DENTRO DO RELATÓRIO ANUAL

Being Together Foundation employs people with different abilities in its laundry services social enterprise, known as WellDone. (NESsT, 2019)

A Fundação Being Together emprega pessoas com diferentes habilidades em seu empreendimento social de serviços de lavanderia, conhecido como WellDone. (NESsT, 2019)

PARTE 1: Carta dos CEOs

PARTE 2: Nossa missão

PARTE 3: A Expansão da Incubadora para o Gestor do Fundo

PARTE 4: Iniciativas temáticas para dimensionar nosso trabalho

• NESsT Empowers

• Incubadora Amazon-Andes

• Investimento em lentes de gênero

PARTE 5: O Impacto do Portfólio NESsT Empregos

PARTE 6: Lembrando de Anna Horváth: O Prêmio de Empreendedorismo Social Feminino

PARTE 7: Finanças: 2018 & 2019

PARTE 8: Apoiadores

NESsT+Co-CEOs.jpg

PARTE I: CARTA DOS CEOs

Por: Nicole Etchart e por: Loïc Comolli

Caros amigos,

Estes dois últimos anos representaram uma mudança fundamental para NESsT , pois tomamos a decisão de lançar um fundo de investimento e, em seguida, procedemos a isso. O Fundo NESsT , lançado em 2018, fornece capital paciente a empresas que são normalmente consideradas muito arriscadas por financiadores comerciais ou muito pequenas por investidores de impacto tradicional.

Como pioneiros em nosso setor, muitas vezes nos encontramos nesta posição de tomar medidas ousadas para fazer algo diferente e talvez considerado muito arriscado. Muitos ao nosso redor nos disseram que isso não poderia ser feito. Mas como uma organização movida pelo impacto, e sabendo que não podíamos deixar nossa carteira de empresas resilientes para baixo, procedemos para provar que estavam erradas!

O Fundo NESsT investirá em 40 empresas e criará 8.000 empregos de qualidade nos próximos cinco anos.

Este não é o único passo ousado que demos nestes dois últimos anos. Em 2018, decidimos também aprofundar nossa medição de impacto lançando a Pesquisa Dignificada de Emprego, uma pesquisa realizada diretamente com os funcionários e fornecedores de nossas empresas do portfólio. Esta decisão foi impulsionada por nosso compromisso de garantir que nossos investimentos conduzissem verdadeiramente ao Objetivo 8 de Desenvolvimento Sustentável de "Trabalho Decente e Crescimento Econômico".

A Pesquisa de Emprego Dignificado complementa uma ferramenta que temos usado há algum tempo com todas as empresas de nossa carteira para gerenciar e medir seu impacto: a NESsT Performance Management Tool. As empresas estabelecem metas a cada ano relacionadas ao número de empregos criados e sustentados, ao nível de renda obtida, à existência de contratos e à receita gerada. Com a Pesquisa de Emprego Dignificado, NESsT pergunta aos afetados por estas empresas como todas estas métricas funcionam em suas próprias vidas. Estes empregos estão realmente melhorando a qualidade de suas vidas? Será que eles saíram da pobreza? Eles sentem que seu emprego está seguro?

Com base nestes esforços, também nos propusemos a trazer uma lente de gênero para nossos investimentos, assegurando que nossa carteira seja eqüitativa e inclusiva em termos de gênero. E lançamos três novas iniciativas temáticas multi-stakeholder para ampliar nosso trabalho coletivo.

Agradecemos a leitura deste relatório bienal, que fornece mais detalhes sobre estes passos ousados e o trabalho retumbante das empresas que existimos para apoiar.

Aprenda sobre os desafios que enfrentaram e como os superaram. Nossas empresas criaram e sustentaram 2.519 empregos em 2019 para pessoas que enfrentam enormes barreiras no acesso ao trabalho decente; elas transformaram vidas de desespero em vidas de esperança.

Seu apoio nos ajuda a construir padrões éticos e sustentáveis para os trabalhos que garantem os serviços e produtos que todos nós desejamos e usamos todos os dias. Devido a seu alinhamento com nossa visão, temos orgulho de apresentar os seguintes aprendizados e realizações até o momento, começando com nosso impacto histórico.

22 ANOS DE IMPACTO

20180919-Pedala-3080-Bruno_Fujii.jpg

PARTE II: NOSSA MISSÃO

NESsT investe em empreendimentos sociais que geram empregos dignos para as pessoas mais necessitadas.

Acreditamos que todas as pessoas merecem uma oportunidade de ganhar uma vida decente e que empresas comunitárias lideradas por empreendedores resilientes e visionários podem tornar isso possível. NESsT seleciona cuidadosamente as empresas em fase inicial que estão empenhadas em capacitar as comunidades de baixa renda para enfrentar as barreiras e superar a pobreza, transformando assim vidas. Acompanhamos esses empreendimentos sociais com serviços comerciais e capital paciente, posicionando-os para um alto crescimento e impacto. E asseguramos que cada uma de nossas empresas tenha as ferramentas para medir seu impacto social, financeiro e ambiental.

O Programa de Incubação NESsT : Desde 1997, o Programa de Incubação vem acelerando as empresas sociais em estágio inicial. O programa oferece assistência empresarial sob medida, juntamente com financiamento flexível, principalmente sob a forma de subsídios e subsídios recuperáveis, para ajudar as empresas sociais a se tornarem lucrativas. A equipe NESsT apóia cada empresa com assistência técnica e orientação para alcançar marcos importantes. NESsT já operou programas de incubação em mais de 50 países, investindo em 183 empresas sociais e apoiando outras 1.200.

O Fundo NESsT : No final de 2018, NESsT lançou um fundo de investimento para fornecer empréstimos pacientes a empresas sociais e pequenas e médias empresas (PMEs) com foco social na América Latina. O Fundo NESsT complementa nossos programas existentes, financiando empresas com fluxo de caixa positivo levantando capital de crescimento para aumentar seu impacto. O NESsT Fundo, em última instância, trata do meio que falta no financiamento de empresas sociais com empréstimos que variam de US$50.000 a US$500.000. Além disso, sua facilidade de negócios fortalece o desempenho de sua carteira e as taxas de amortização de riscos.

27783243572_6f0cd0b6d8_c.jpg

PARTE III: A EXPANSÃO DA INCUBADORA PARA UM GESTOR DE FUNDOS

Com sua estrutura flexível, o Fundo NESsT faz a ponte entre a distribuição de última milha no financiamento de PMEs, servindo também como plataforma para investidores sociais investirem em comunidades remotas para gerar alto impacto.

Left to right: Chad Sachs, NESsT Fund Director, Javier Gondo, NESsT Fund Portfolio Manager, Marco Piñatelli, Inka Moss Founder, Isabel Castillo, Country Director of Peru, Christian Perez, Greenbox Co-Founder, Johannes Da Fieno, Co-Founder of Greenbo…

Da esquerda para a direita: Chad Sachs, NESsT Diretor do Fundo, Javier Gondo, NESsT Fund Portfolio Manager, Marco Piñatelli, Inka Moss Fundador, Isabel Castillo, Diretor Nacional do Peru, Christian Perez, Greenbox Co-Fundador, Johannes Da Fieno, Co-Fundador de Greenbox.

Por que, 20 anos após nossa fundação, decidimos lançar um fundo de impacto? Para empresas como Inka Mossque compra o recurso natural, musgo, de comunidades remotas no altiplano peruano. O Fundo NESsT concedeu um empréstimo para Inka Moss para expandir sua capacidade de produção e seu capital de giro a longo prazo. Isto aumentará o número de coletores de musgo de 350 famílias atualmente para 900 até 2022.

Com a ajuda da Fundação Underdog, projetamos nosso fundo com base no modelo do fundo de empréstimo comunitário. Uma estrutura flexível com capital paciente que pode fornecer empréstimos a longo prazo em condições razoáveis a empresas nas comunidades mais pobres.

Em janeiro de 2019, lançamos o fundo de US$ 20 milhões para a América Latina. NESsT emprestará a pequenas empresas em comunidades pobres para aumentar sua capacidade de crescer e criar empregos. NESsTOs empréstimos das pequenas empresas atingirão as comunidades mais marginalizadas enquanto rastreiam rigorosamente os resultados do emprego.

Alcançamos o primeiro resultado de $3 milhões com investidores sociais que consistem em uma instituição financeira de desenvolvimento, fundações, organizações sem fins lucrativos e filantropos.

Source: Ana Sotelo for NESsT | Andean Highlands of Peru where Inka Moss operates.

Fonte: Ana Sotelo para NESsT | Andean Highlands of Peru onde Inka Moss opera.

O Fundo NESsT fará empréstimos no valor médio de US$200.000 no Brasil, Chile, Colômbia e Peru. Ele desembolsará um total de 70 empréstimos, criando uma média de 200 empregos por empresa.

O Fundo visa empresas que oferecem oportunidades de emprego a indivíduos que ganham menos do que o salário mínimo e trabalham na economia informal.

Nossas principais medidas de sucesso são ver as comunidades:

(1) aumentar sua renda em pelo menos 25%.

(2) melhorar sua segurança no trabalho de preferência através de contratos.

Avaliamos essas métricas (e outras) através de pesquisas anuais que realizamos no campo.

Desde seu lançamento, o Fundo NESsT financiou duas empresas com fortes equipes de gestão e um forte foco em ajudar a tirar as comunidades da pobreza.

GREENBOX é uma empresa que trabalha com pequenos e médios agricultores (tamanho médio de terra de 3 hectares) na Amazônia peruana e nos Andes centrais. A empresa fornece bagas douradas orgânicas, banana, abacaxi e manga, desidratando os produtos em sua fábrica de processamento em Tarma. Greenbox exporta os frutos secos em diferentes apresentações "cortados" para clientes na Europa. A empresa promove práticas agrícolas sustentáveis e trabalha com agricultores para mudar para a produção orgânica, assim como para obter a certificação. Mais da metade dos agricultores que fornecem para a empresa são mulheres e indígenas.

INKA MOSS é a única empresa que coleta e processa, de forma sustentável, o musgo esfagno - um produto natural altamente demandado pelos orquidófilos internacionais. A empresa treina esses pequenos agricultores para coletar o musgo e se tornar fornecedores em sua cadeia de valor. A empresa lhes proporciona salários justos, treinamento, tecnologia, materiais e ferramentas, assim como o desenvolvimento de infra-estrutura em suas comunidades. Todos os fornecedores são indígenas, e a maioria são mulheres.

CRESCIMENTO DA CARTEIRA

Nosso oleoduto consiste em empresas que se abastecem de comunidades indígenas, áreas biodiversificadas na Amazônia e agricultores de subsistência. É importante notar que somos apaixonados pela criação de empregos. Trabalhamos em estreita colaboração com as empresas para sermos inclusivos em sua gestão e impacto. Se você é um fundador ou conhece uma empresa que atende a este critério, nós o encorajamos a preencher nossa breve pesquisa para determinar a elegibilidade. Nossa equipe estará em contato se houver um ajuste potencial!

amazon-view.png

PARTE IV: INICIATIVAS TEMÁTICAS PARA DIMENSIONAR NOSSO TRABALHO

NESsT percebe o poder das parcerias para fazer a mudança acontecer.

Sempre trabalhamos em parceria com corporações, fundações e outras organizações de impacto. Em 2018, NESsT lançou três iniciativas temáticas multi-stakeholder destinadas a ajudar a organização a dimensionar seu trabalho e impacto. Através dessas iniciativas, NESsT engaja as principais partes interessadas comprometidas com as crescentes carteiras temáticas e incorporando as melhores práticas de Dignidade, Equidade e Inclusão.

Destaque do país: Brasil & Pedala

Esta empresa de alto impacto eco-entrega treina e equipa pessoas de baixa renda que vivem em favelas para fornecer serviços de entrega confiáveis para empresas de comércio eletrônico. Muitos jovens no Brasil não estão nem na educação nem no emprego (NEET), e enfrentam dificuldades para conseguir um emprego que pague um salário que possa ser habitável.

No final de 2017, NESsT investiu em Pedala e convidou a empresa a fazer parte de seu portfólio. NESsT As várias rodadas de financiamento de pacientes e serviços comerciais contínuos e personalizados permitiram a replicação da empresa para novos bairros, a expansão de sua sede e a instalação de unidades de armazenamento de bicicletas em novos locais como forma de reduzir custos à medida que expandia seu alcance geográfico.

NESsT e Pedala trabalharam em conjunto para atualizar as operações da empresa, RH, marketing e medição de impacto, uma vez que ela continuou a aumentar suas contratações.

Em 2019, a empresa estava empregando 175 estafetas de bicicleta em tempo parcial e integral de bairros de baixa renda, e também evitou 85 toneladas de emissões de CO2 através de seu modelo de entrega de bicicletas.

Em dezembro de 2019, Pedala foi adquirida com sucesso pela Ame Digital, uma fintech controlada pela B2W Digital, a maior empresa de comércio eletrônico da América Latina, e pela Lojas Americanas. A aquisição é parte dos esforços destas empresas para integrar a sustentabilidade em suas operações comerciais.

NESsTO apoio da Fundação Trafigura a Pedala foi possível graças ao apoio financeiro e estratégico da Fundação Trafigura. A Fundação Trafigura tem parceria com NESsT para apoiar as empresas sociais no Brasil, entre elas Pedala, e no Chile.

20180919-Pedala-2400-Bruno_Fujii.jpg
46141952892_082e53d9d2_c.jpg
PedalaA aquisição da empresa é um sucesso excepcional. Ela demonstra que quando os empreendimentos sociais recebem o apoio certo e o financiamento de sementes necessário, eles podem se tornar uma verdadeira força para o bem, sendo que modelos econômicos viáveis e inovadores não são um fim em si mesmos, mas meios para aumentar exponencialmente o impacto social. Parabéns também a NESsT pelo fantástico apoio de incubação que contribuiu para tornar isto possível.
- Vincent Faber, Diretor Executivo da Fundação Trafigura

Destaque do país: Peru & Sustainable Fishery Trade

48674037231_4d57016cd7_c.jpg
estouaqui há tempo suficiente para ver como as coisas mudaram. Agora estou interessado em ensinar à nova geração de pescadores que todos nós podemos nos tornar conservacionistas porque, no final das contas, dependemos do mar para sobreviver.
- Pascual, Presidente da Cooperativa de Pescadores Beatita de Humay

Sustainable Fishery Trade (SFT) é o primeiro empreendimento social dedicado ao comércio justo e sustentável para a pesca artesanal no Peru. A empresa se abastece diretamente em pequenas comunidades pesqueiras e vende para restaurantes de alto nível.

APRENDIZAGENS DIGNAS DE EMPREGO

• 73% dos pescadores vivem em comunidades rurais, 60% dos quais têm mais de 50 anos de idade.

• 40% dos pescadores completaram a escola primária como seu nível educacional mais alto

• 80% dos pescadores trabalham com a empresa social há mais de um ano

• 95% dos pescadores têm um contrato e também esperam ser empregados dentro de um ano

Em 2018, NESsT investiu para replicar o modelo do SFT do Peru ao Chile. Primeiro ajudamos o SFT a realizar um estudo de viabilidade que constatou que as comunidades de pescadores no Chile enfrentam os mesmos obstáculos no abastecimento e fornecimento de frutos do mar sustentáveis que as comunidades no Peru. Também constatamos um forte interesse por parte dos restaurantes de Santiago em comprar este produto a um preço justo. Como resultado destas descobertas, muitas das melhores práticas do Peru foram transferidas e adaptadas ao Chile, incluindo a importância de investir em treinamento e ganhar a confiança das comunidades pesqueiras, instalando uma capacidade de transporte e armazenamento eficiente e de baixo custo, bem como a necessidade de identificar uma ampla gama de enseadas com vários tipos de frutos do mar, a fim de atender aos diferentes interesses dos restaurantes.

Destaque do país: Polônia & Dalba

Agnieszka Dejna Co-Founder of DALBA

Agnieszka Dejna
Co-Fundador de DALBA

Dalba é uma cervejaria social de cervejas artesanais de alta qualidade em Puck, Polônia, que emprega jovens com deficiências intelectuais. Atualmente, apenas 10% das pessoas com deficiência na Polônia participam do mercado de trabalho. Devido à discriminação, as pessoas com deficiência têm muito poucas oportunidades de assegurar um emprego estável e bem remunerado.

Em 2018, o investimento da NESsTajudou a empresa a melhorar sua capacidade de produção e a criar um modelo de franquia para replicar seu bar em uma segunda cidade, Łódź. A empresa planeja agora levar sua franquia a um total de seis locais. Em 2019, NESsT investiu mais uma vez em equipamentos de produção que levaram a melhorias no processo de produção. Seguindo adiante, a empresa está focada em expandir as instalações de produção e NESsT continua a apoiar a empresa com planejamento financeiro e captação de recursos para atingir este objetivo.

Ao longo destes dois anos, Dalba proporcionou emprego a 55 pessoas com deficiências através de colocação e emprego nestas diversas linhas de seu negócio.

Além do treinamento, Dalba cria uma cultura de trabalho fortalecedora ao usar a terapia de imersão, através do mergulho submarino, para ajudar seus funcionários a ganhar confiança para levar uma vida independente. Mais recentemente, recebeu apoio do Fundo Estatal para a Reabilitação de Pessoas com Deficiência na Polônia para publicar um manual descrevendo sua metodologia única e fornecer treinamento a 60 pessoas com deficiência.

cocoa2.jpg

PARTE V: O IMPACTO DE NESsT PORTFOLIO JOBS

NESsT gerencia seu impacto através da Ferramenta de Gerenciamento de Desempenho (PMT), projetada para auxiliar as empresas sociais a gerenciar e medir seus negócios, desempenho social e ambiental.

NESsT lançou o PMT em 1999, quando este começou a apoiar empresas sociais. Desde então, o PMT passou por várias iterações e continua sendo central na tese e metodologia de investimento NESsT. A ferramenta tem sido implantada com sucesso com 250 empresários em todo o mundo, independentemente de geografias, tipos de entidades legais, áreas de impacto ou modelos de negócios. Isto prova a robustez desta ferramenta e sua utilidade, tanto para ajudar os empresários a medir o impacto de suas empresas quanto para gerenciar as decisões do dia-a-dia que são fundamentais para seu desempenho.

A ferramenta mede indicadores sociais, ambientais e financeiros em nível empresarial através de um relatório on-line que a equipe da empresa completa anualmente e trimestralmente.

Em 2018, NESsT decidiu aprofundar sua medição de impacto através do levantamento direto dos funcionários e fornecedores de suas empresas em carteira. NESsT coleta essas métricas para medir ainda mais a qualidade dos empregos criados e como eles têm impactado a vida dessas comunidades.

Na seção seguinte, documentamos os principais aprendizados desses esforços.

Estes dados consistem em informações demográficas fundamentais, tais como sexo, idade, nível de educação, etnia, localização geográfica, bem como métricas de qualidade do trabalho, tais como horas trabalhadas, férias e licença por doença, renda da empresa social, contribuição da renda social para a renda familiar geral, existência de contrato e percepção de segurança no emprego.

APRENDIZAGEM-CHAVE

Quando nos propusemos a realizar as Pesquisas de Emprego Digno, foi-nos dito que, a menos que utilizássemos consultores externos, os dados não seriam válidos. Foi-nos dito que precisávamos de grandes tamanhos de amostragem para cada tipo de modelo de negócio. Foi-nos dito que fazer pesquisas pessoalmente era muito oneroso e caro. Embora talvez haja um grau de verdade em todos esses conselhos, o fato é que ao falar diretamente com as pessoas que nossa organização existe para servir, estamos mais informados, mais responsáveis e mais capazes de melhorar nosso impacto.

O feedback que reunimos não só nos levará a uma melhor coleta da próxima vez, mas nos deu dados muito mais ricos sobre os aspectos qualitativos desses trabalhos e como esses aspectos se manifestam em diferentes contextos, tais como diferentes faixas etárias e diferentes tipos de domicílios.

Os contratos nem sempre são tão importantes: os funcionários das empresas observaram que os contratos permanentes em tempo integral não são tão importantes quanto a crença de que o trabalho é realmente seguro e estará lá no ano seguinte. Por quê? Porque, no caso de alguns trabalhadores, ter um emprego mais flexível lhes permite continuar com outras atividades geradoras de renda que têm sido praticadas por suas famílias por gerações. E no caso de outros, os contratos são feitos através de suas comunidades e não diretamente entre eles e seu empregador - eles olham para o líder de sua comunidade indígena para garantir que eles estejam sendo incluídos na realização do trabalho. E para outros ainda, pagar os muitos impostos e taxas impostos pelo governo através de contratos formais não lhes traz benefícios.

A segurança no trabalho é mais importante: No entanto, embora os contratos nem sempre sejam fundamentais, a segurança no emprego é. Através das pesquisas, descobrimos que 85% dos funcionários e fornecedores acreditam que manterão seu emprego no próximo ano. Aqueles que não acreditavam ser este o caso disseram que era porque eram novos no trabalho, por isso não tinham certeza se o teriam no próximo ano, ou porque estavam planejando fazer uma mudança de carreira.

A renda mensal nem sempre é compreendida: Muitos trabalhadores, especialmente os agricultores domésticos, não centralizam sua satisfação empregatícia em torno de uma renda mensal. Em vez disso, os agricultores pensam em termos de "campanhas" e "o que conseguiram comprar este ano com o que ganharam". O pequeno agricultor, o artesão, o pescador, muitas vezes não saberá o que ganhou com o empreendimento social. Eles saberão, no entanto, o que são capazes de comprar ou alcançar como resultado de sua renda. Isto tem implicações importantes sobre como fazemos perguntas relacionadas à renda e também sobre como esta renda é valorizada pelo pequeno produtor.

A contribuição para a renda familiar faz a diferença: Em muitos casos relativos a fornecedores, a renda mensal obtida da empresa é inferior ao salário mínimo mensal do país, quando avaliada a nível individual. No entanto, as famílias onde um membro da família é empregado por uma empresa do portfólio NESsT ganham quase metade de sua renda com a empresa social, permitindo que se movimentem acima da linha de pobreza. Este é particularmente o caso das empresas de agricultura sustentável que estão treinando os agricultores para produzir produtos de alta qualidade, bem como pagando-lhes preços justos. Este fluxo de renda é significativamente maior do que a renda obtida com as culturas tradicionais de subsistência vendidas pela família. Embora talvez eles não possam viver apenas da renda da empresa social, o fato de terem essa renda mudou suas vidas e seu potencial de ganhos a longo prazo à medida que se transformam em produtos mais premium. O empreendimento também se torna um modelo para os concorrentes que sentirão a necessidade de adotar estas melhores práticas.

30167355_1648332191952426_4721304203145850033_o.jpg

2.519 oportunidades econômicas sustentadas por NESsT Empresas em 2019.

IMG_7221_1.jpg

aumento médio nas vendas das empresas do portfólio NESsT .

IMG_5682.jpg

88% de renda média acima da linha de pobreza após emprego com uma NESsT Enterprise.*

Antes do emprego, 90% ou mais dos empregados estão abaixo da linha de pobreza.

project-pieta.jpg

Funcionários e fornecedores da NESsT As empresas aumentam sua renda em média 56%.

04 More Coffee Farmers.jpg

85% dos funcionários e fornecedores da NESsT As empresas sentem uma sensação de segurança no emprego e esperam permanecer em seus empregos no ano seguinte.

PROMOVENDO NOSSO TRABALHO DE DADOS DE IMPACTO

Em 2018-2019, NESsT participou do Impact Frontiers Collaboration, uma iniciativa para desenvolver e implementar novas abordagens para integrar quantitativa e holisticamente medidas multidimensionais de impacto social e ambiental junto com o risco financeiro e o retorno em nossas práticas de investimento. A Colaboração, apoiada pela Fundação MacArthur, Fundo Metanoia e Rede Omidyar, consiste em treze gestores de ativos abrangendo classes de ativos, setores, geografias e a continuidade dos retornos financeiros.

47047_158595700831196_86349_n.jpg

PARTE VI: LEMBRANÇA DE ANNA HORVÁTH: O PRÊMIO DE EMPREENDEDORISMO SOCIAL FEMININO

Em 2018, NESsT lançou o Prêmio Anna Horváth de Empreendedorismo Social Feminino, um prêmio anual que será dado a uma empreendedora social por seu trabalho para promover o empoderamento econômico das mulheres. Através deste prêmio, o legado do incansável compromisso de Anna com o empoderamento das mulheres continuará vivo.

Em seu memorial, em 18 de maio de 2018, anunciamos o Prêmio Anna Horváth de Empreendedorismo Social Feminino. Anna foi uma presença tão marcante. Forte e corajosa, gentil e atenciosa, completamente dedicada às questões de mudança social e justiça social.

Anna Horváth juntou-se à nossa equipe em janeiro de 2012 e transformou NESsT na Hungria e na Europa Central e Oriental em geral. Ela era mais do que uma colega. Ela era uma amiga leal. Uma mentora atenciosa. Uma mãe inspiradora e dedicada. Uma pessoa calorosa, que gostava de reunir pessoas de diversas culturas. Anna é nosso exemplo e nossa luz. Sua visão e sua paixão continuarão a viver através de todos nós.

Como líder do trabalho de NESsT na Hungria, Eslováquia e República Tcheca, Anna foi responsável pelo desenvolvimento e crescimento das empresas sociais nesta região. Ela supervisionou o processo de due diligence para identificar novas empresas sociais demonstrando um potencial de retorno social e financeiro promissor. Ela liderou as atividades de construção de setores da NESsT, aumentando a conscientização e o apoio ao empreendedorismo social. Ela trabalhou de perto com as principais partes interessadas, incluindo a gestão das relações com os principais parceiros corporativos e fundações e uma rede de assessores que prestavam apoio pro bono ao portfólio. Anna também atuou como diretora administrativa da NESsT na Hungria.

DJI_0070.JPG

PARTE VII: FINANÇAS

NESsT As empresas operam nos locais mais remotos do mundo.

DECLARAÇÃO DE ATIVIDADES DE 2018

Annual Report Graphics (1).png

DECLARAÇÃO DE ATIVIDADES DE 2019

Annual Report Graphics.png

DOWNLOAD 2018 FINANÇAS AUDITADAS

DOWNLOAD 2019 FINANÇAS AUDITADAS

46780795534_432e40fa9b_o.jpg

PARTE VIII: APOIADORES

Membro do Conselho, David York, com a empresária polonesa, Laura Andrukiewicz.

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO

Irina Anghel-Enescu
Loïc Comolli
Mervyn Davies, Lord Davies of Abersoch, CBE**
Nicolas Duleroy***
Nicole Etchart
Edwin Gutierrez**
Brett Hamsik
David Heard*
Bret Rosen
Mark Rosen*
Johanna Posada
Pascal Vinarnic*
Brian Wardrop
David York

*Termos concluídos em 2018
**Termos iniciados em 2019

NESsT existe para garantir que todas as pessoas tenham acesso a um modo de vida que lhes permita viver uma vida digna. Ao apoiar empreendedores resilientes e inspiradores que compartilham esta visão, as pessoas são retiradas da pobreza e temos os números difíceis de provar que isto é possível.

FIQUE NA TOCALHA